ÁREAS DE ATUAÇÃO
EMPRESARIAL
Contratos, fusões, direito empresarial
O Direito Empresarial é um ramo do Direito Privado que regulamenta as atividades empresariais e dos empresários. Entre as suas principais áreas de atuação estão:
-
Tipos de sociedade
-
Debêntures
-
Direitos e deveres dos acionistas
-
Assembleias
-
Tributos e contribuições
-
Registro de sociedade
-
Escrituração e contabilidade
-
Direito de propriedade intelectual
-
Títulos de créditos
-
Direito falimentar e recuperacional
O Direito Empresarial tem como objetivo estabelecer padrões, manter a ordem, proteger direitos e liberdades, e resolver disputas entre negócios.
CIVIL E CONSUMIDOR
Dispustas, obrigações, danos e bens
As áreas de Direito Civil e do Consumidor são importantes no ramo jurídico e tratam de diferentes aspectos das relações entre pessoas, bens e serviços:
-
Direito Civil
Aborda as relações entre pessoas, seus direitos, obrigações e patrimônio. O Código Civil estabelece a disciplina de cada instituto de Direito Privado, que trata de assuntos como contratos, obrigações, direitos das coisas, família e sucessões.
-
Direito do Consumidor
Trata das relações de consumo, ou seja, as relações entre consumidores e fornecedores de bens ou serviços. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) regulamenta o Direito do Consumidor, estabelecendo os direitos básicos dos consumidores e regulando as práticas comerciais. O objetivo é proteger o consumidor, que é considerado hipossuficiente em recursos em comparação ao fornecedor.
Algumas áreas de atuação no Direito Civil e do Consumidor incluem:
-
Elaboração e revisão de contratos
-
Divórcio judicial e extrajudicial
-
Ações de cobrança, responsabilidade civil, reparações de danos
-
Execução civil e cumprimento de sentenças
-
Atendimento consultivo
-
Elaboração de pareceres técnicos
TRIBUTÁRIO
Impostos, taxas e contribuições
O contencioso administrativo (municipal, estadual e federal) e os resultados obtidos indicam a importância da atuação nessa esfera na busca do cancelamento de autuações e severas penalidades administrativamente impostas.
Mantemos, ainda, um rígido controle da edição de todos os atos normativos e decisões administrativas e judiciais relevantes, identificando novas oportunidades que possam interessar aos nossos clientes.
Atuamos também em formas alternativas de resolução de conflitos (anistias, transações tributárias etc). Nossa equipe é participativa no acompanhamento das fiscalizações da Receita Federal e fiscais dos Estados e Municípios. Caso o conflito seja inevitável, com agilidade, pragmatismo e uma análise dos impactos financeiros da disputa, avaliamos alternativas, benefícios e eventuais riscos envolvidos em cada disputa no contencioso tributário, agregando informações relevantes no momento da tomada de decisão dos departamentos jurídicos e tributários ou de executivos das empresas.
FAMÍLIA E SUCESSÕES
O Direito de Família e Sucessões é um ramo do Direito que trata de assuntos relacionados à família e à transmissão de patrimônio após a morte de alguém:
-
Direito de Família
Abrange temas como casamento, união estável, divórcio, alimentos, guarda de filhos, partilha de bens e direito de visita. O objetivo é orientar e instituir normas de convivência familiar.
-
Direito das Sucessões
Regula a transmissão de bens e direitos de uma pessoa após a morte, estabelecendo quem serão os herdeiros e como será feita a partilha dos bens.
As varas da Família e Sucessões são responsáveis por processar e julgar litígios relacionados a essas áreas.
Um advogado especializado em Direito de Família e Sucessões atua para resolver conflitos e questões legais, orientando os indivíduos nas tomadas de decisões.
União, dissolução, inventário e disputas.
